top of page
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Entrevista: Nutricionista em Bariátrica, Tatiana Nunes

  • Bianca Silva
  • 13 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

Foto: reprodução/internet

Tatiana Nunes é Nutricionista em cirurgia Bariátrica e Balão Instagástrico, na Clínica do Hospital Memorial São Gabriel, em Caruaru. Também é pós graduada em Nutrição Esportiva. Nessa entrevista, ela fala sobre a alimentação, tanto do pós-operatório quanto do pré. Confira:



PAPO PLUS: Em quais situações o paciente precisa estar para haver indicação da cirurgia Bariátrica?


Tatiana Nunes: Quando apresentar Imc (Índice de Massa Corpórea), igual ou superior á 35,0, associado com alguma comorbidade (hipertensão, diabetes, esteatose hepática, apneia, depressão, entre outras), e que já realizou vários tratamentos dietéticos ou medicamentosos, porém, sem sucesso.


PAPO PLUS: Em alguns casos, é necessário haver um emagrecimento antes da cirurgia ser realizada. Por que isso acontece?


Tatiana Nunes: Sim, geralmente é indicado para o paciente que apresenta obesidade mórbida, e com uma esteatose hepática grave, para que o mesmo diminua os riscos durante o procedimento cirurugico.


PAPO PLUS: Geralmente, o paciente precisa iniciar a dieta líquida três dias antes da cirurgia. Por que?


Tatiana Nunes: Inicia com dieta liquida e suplementada, para que inicie a perda ponderal, consequentemente os riscos inerentes á cirurgia.


PAPO PLUS: Após a cirurgia, é necessário seguir três tipos de dieta (líquida, pastosa e branda), durante três meses. Só após esse período o paciente terá mais opções de alimentos para comer. Como é construída cada dieta e por que é tão importante segui-las?


Tatiana Nunes: Sim, de acordo com as necessidades particulares de cada paciente, assim, garantindo o sucesso da cirurgia.


PAPO PLUS: Por que é necessário consumir Suplemento Vitamínico para o resto da vida, após a Bariátrica?


Tatiana Nunes: Independente do tipo de cirurgia, é necessário a ingestão do polivitamínico, devido ao volume da ingestão de alimentos e pela disabsorção, o paciente não consegue atingir as necessidades de micronutrientes necessários, principalmente quando a técnica utilizada for a bypass (diminuição do estômago + derivação do intestino).


PAPO PLUS: Muitos pacientes se queixam de Dumping, após a cirurgia. O que significa esse termo e por que ele é tão comum entre os “bariatricados”?


Tatiana Nunes: Síndrome de Dumping ocorre após a ingestão de alimentos ricos em gordura (óleos vegetais e carnes gordurosas) ou em carboidratos simples (doces, leite condensado, mel, chocolates, geleias e refrigerantes), levando a sintomas como: cefaleia, taquicardia, sudorese, náuseas, fraqueza e diarreia. Estes sinais podem ser precoces (de 30 a 60 minutos após a refeição) ou tardios (de 1 a 3 horas após a refeição). É ocasionada pela passagem rápida do estômago para o intestino em pacientes submetidos à cirurgias gástricas.


PAPO PLUS: Há casos em que, mesmo após a cirurgia, algumas pessoas voltam a engordar, chegando até ao peso inicial. Por que isso acontece e como evitar?


Tatiana Nunes: Acontece quando o paciente não adere ao plano alimentar e as orientações, ou mesmo só adere no inicio, após o emagrecimento, e acredita que não vai voltar a engordar. Se o "bariatricado" não muda o comportamento alimentar, acaba engordando novamente.


PAPO PLUS: Quais os alimentos que não podem deixar de existir no cardápio de um “bariatricado” e por que?


Tatiana Nunes: O paciente necessitas de todos os micros e macros nutrientes (carboidratos complexos, proteínas, vitaminas, minerais, etc.) É necessário ter uma dieta balanceada, para prevenir as deficiências nutricionais.


PAPO PLUS: A perda de peso traz consigo a flacidez. Para tanto, existem as plásticas, mas caso o paciente não queira se submeter a esse tipo de cirurgia, é possível eliminar essa flacidez com exercícios? Se sim, quais?


Tatiana Nunes: Com o exercício físico o paciente melhora muito a composição corporal. A avaliação deverá ser feita por um educador físico, para que o mesmo indique o melhor exercício para que o paciente atinja seus objetivos.

Comments


TAGS

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO

© 2023 by Lovely Little Things. Proudly created with Wix.com

bottom of page