
Olá, pessoal!
Se você veio até aqui, é porque quer conhecer a pessoa que idealizou esse blog/projeto, certo? Bem, então vamos lá! Eu me chamo Bianca Silva, tenho 20 anos, moro em Caruaru (PE) e me submeti à cirurgia Bariátrica no dia 13 de julho de 2017. Mas, para que vocês entendam o porquê de eu ter chegado ao ponto de me submeter à uma redução de estômago, preciso contar a história do início, lá na minha infância. Eu nasci com o peso normal, pesando pouco mais de 3 quilos. A partir dos meus 8 anos, eu comecei a engordar e, claro, com o ganho de peso vieram também os apelidos, brincadeiras de mal gosto e muito, muito bullying. Quanto mais eu crescia, mais eu engordava - não só eu, mas todos os meus familiares, que também nunca foram magros. Meu pai, inclusive, foi um dos primeiros a fazer redução de estômago, aqui em Caruaru. Fez a cirurgia pesando 180 quilos, perdeu 100 quilos (sim, 100 quilos) e mantêm o peso perdido até hoje, mesmo após 16 anos de operado.
Mas enfim, voltando a mim, eu não parei de engordar por um segundo sequer, até que cheguei a 127 quilos, tendo 1,60 de altura e 20 anos de idade, ou seja, obesidade mórbida grau lll. Eu decidi recorrer a cirurgia quando eu já não conseguia fazer coisas simples, no meu dia a dia, como pegar um ônibus e não entalar na catraca; amarrar os sapatos sem ficar cansada; andar por alguns minutos sem ter que parar no meio do trajeto por ficar com falta de ar. A verdade é que eu já não conseguia mais viver, eu já não conseguia ser eu mesma por causa das limitações, e aquilo foi acabando comigo. Não só fisicamente, mas psicologicamente também. Dei o meu primeiro passo, que foi ir a consulta com o gastro, Oscar Barreto, na Clínica São Gabriel. Ele foi o cirurgião do meu pai e de muitas pessoas que já fizeram a cirurgia também, tanto daqui quanto de cidades vizinhas. Fiz os exames, fui aos especialistas e, após algum tempo, tinha todos os laudos em mãos e marcamos minha cirurgia (confira minha experiência em detalhes clicando aqui).
Hoje, após pouco mais de 4 meses de cirurgia, posso afirmar que nasci novamente. Já eliminei mais de 35 quilos e não só isso, mas também estou eliminando todas as limitações e angústias que obesidade havia me dado. Não tive complicações, senti poucas dores e foi mais tranquilo do que eu imaginava ser. É óbvio que não é tudo 100%: meu cabelo está caindo, às vezes sinto enjoos e tontura; minhas roupas estão se perdendo... mas nada, nenhum dessas consequências são maiores que o prazer em viver que ganhei, após a cirurgia. Hoje eu sou uma nova Bianca, com a mesma essência da Bianca obesa, mas com uma autoestima e uma saúde renovadas. E é justamente por essa renovação de vida que eu decidi dedicar meu TCC a esta temática, visando, principalmente, a quebra de tabus acerca da cirurgia.