Queda de cabelo pós Bariátrica
- Bianca Silva
- 10 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

Olá, pessoal.
Hoje o post é sobre a temida queda de cabelo, que acontece com praticamente todas as pessoas que se submetem à cirurgia bariátrica.

Eu postei essa foto em meu instagram, semana passada, e muitas pessoas ficaram assustadas com a quantidade de cabelo que eu estou perdendo. Acreditem, eu também me assusto. E pasmem: isso aí é só um terço do que cai, sempre que eu resolvo lavá-lo, por exemplo. Se eu juntar tundo, dá para montar 2 perucas em um único dia (ainda bem que eu sempre tive muito cabelo, senão, certamente, eu já estaria careca).
Antes de me submeter à bariátrica, eu sabia que eu teria que passar por isso, principalmente porque a técnica utilizada para minha bariátrica foi a bypass (redução do estômago + derivação do intestino). Essa é a técnica que apresenta mais sucesso, em relação a perda de peso, porém é a que faz com que o paciente perca mais vitaminas (como acontece a derivação do intestino, após a cirurgia, o organismo não consegue absorver todas as vitaminas do alimentos).
Geralmente essa queda acontece ATÉ os três primeiros meses de cirurgia, mas comigo foi diferente, porque só comecei a perder cabelo A PARTIR do terceiro mês. Essa tem sido a pior fase, porque o cabelo sempre foi algo muito importante pra mim, porém eu optei pela bariátrica sabendo que isso iria acontecer, então não estou traumatizada nem nada do tipo. Foi uma escolha minha e toda escolha traz consigo uma consequência. E calma, tudo sem solução e é justamente sobre isso que vou falar logo abaixo.


Falei com minha nutri, sobre a queda de cabelo, e ela me receitou dois remédios: pantogar e ômega 3. O Pantoguar é um suplemento para queda de cabelo, principalmente, para combater casos de calvície. Ele auxilia também no crescimento e fortalecimento das unhas. A sua utilização tem sido cada vez mais recorrente para acelerar o crescimento dos fios e manter a aparência de homens e mulheres mais saudáveis. O Ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo. É essencial, ou seja, o corpo não consegue produzi-la, devendo ser obtida por meio da alimentação ou de suplementos especializados. Entre os benefícios dele, estão: tem ação anti-inflamatória; fortalece o sistema imunológico.Contribui para uma pele saudável; auxilia no controle da pressão arterial; possui efeito antitrombótico, ou seja, inibe a agregação plaquetária, além de estimular a vasodilatação; promove a saúde cardiovascular; protege a retina; melhora o desempenho cognitivo; auxilia no tratamento da depressão; ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
Eu comecei a tomá-los nessa semana, então não posso falar sobre resultados. Contudo, li algumas resenhas, na internet, e muitas pessoas obtiveram resultados positivos (tomara que esse seja o meu caso).
A intenção desse post não é fazer com que você fique com medo de fazer a cirurgia ou algo do tipo, mas é para te mostrar que a bariátrica não é um mar de rosas, assim como nada nessa vida. Todas as escolhas que fazemos têm consequências, e com essa cirurgia não seria diferente. Porém, afirmo com total convicção: nem a queda de cabelo fez com que eu me arrependesse de ter optado pela cirurgia, porque os benefícios que ela tem me trazido e ainda irá trazer são muito maiores e mais significativos do que a queda de cabelo .Ah, e a queda de cabelo, com o tempo, passa, então é uma consequência momentânea.
Se vocês irão se submeter à bariátrica, conversem com o médico de vocês sobre a queda de cabelo. Conversar sobre isso, antes da cirurgia, fez com que eu não entrasse em desespero, agora que meu cabelo realmente começou a cair.
Aperte play e confira o que a Nutricionista em Bariátrica Tatiana Nunes tem a dizer sobre queda de cabelo pós cirurgia:
Comments