top of page
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Endoscopia: o exame mais importante

  • Bianca Silva
  • 10 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Foto: Bianca Silva

Olá, pessoal. Esse é mais um post do Diário da Bariátrica. Hoje, eu vou contar como foi minha experiência com a tão temida endoscopia e, principalmente, o resultado dela, através de uma biópsia.

Para quem não sabe, a endoscopia digestiva é um exame não-cirúrgico (embora seja tão invasivo quanto), que auxilia o diagnóstico de problemas do sistema digestivo. O exame é feito por meio de um endoscópio, que consiste, basicamente, em um longo cabo flexível dotado de uma minicâmera de TV instalada em sua extremidade.


Foto: reprodução/internet

De acordo com o resultado que o exame apresenta, seu médico pode indicar o melhor curso para o tratamento do seu problema. No meu caso, eu fui diagnosticada com Gastrite crônica, causada, principalmente, pela bactéria H. pylori. Eu sentia muitas dores no estômago, já sabia que algo não estava certo, mas nunca desconfiei que eu tinha gastrite e num estado tão avançado.


Para quem vai fazer a cirurgia bariátrica, a endoscopia é essencial, pois só a partir dela é que o seu cirurgião terá noção de como está seu estômago. E caso haja algum problema com ele, um tratamento precisa ser iniciado, para só então você poder fazer a cirurgia. Como eu fui diagnosticada com esses dois probleminhas que citei acima, meu médico passou um tratamento por meio de um medicamento chamado omepramix.

Tomei os comprimidos por 28 dias para só então poder marcar a minha cirurgia. Sobre os comprimidos, sim, eram muitos: 8 por dia. O omepramix vem com um cronograma completo que é preciso ser obedecido para que o tratamento tenha eficácia. E aí vem um agravante: eu nunca consegui engolir comprimido/capsula, então tive que triturar todos eles pra poder tomar. Foram 28 dias de muito estresse e vontade de desistir, porque o gosto, definitivamente, era o pior de todos.


Foto: Bianca Silva

Ps.: Eu não misturava tudo e tomava, tá? Primeiro eu tomava os das capsulas, que não precisava triturar e, por último, eu tomava o comprimido, que é o que está triturado no pratinho da foto.

Depois de tomar os remédios, não precisei fazer outra endoscopia para saber se o problema tinha resolvido. Têm médicos que pedem, o meu não pede. O omepramix é um remédio muito eficaz, então creio que tenha sido por isso (e cá entre nós, eu não queria ter que fazer outra endoscopia). Minha experiência com o procedimento da endoscopia foi bem tenso, porque eu já fui fazer o exame muito tensa. Sem resenha: eu tinha mais medo da endoscopia do que da cirurgia em si. Esse medo todo acabou atrapalhando o procedimento, porque eu passei mal durante o mesmo (vomitei até em cima do meu médico, pra vocês terem ideia). Então aqui vai uma dica: não fiquem nervosas(os), porque isso vai complicar ainda mais. O procedimento é simples, você não sente absolutamente nada. Eu não senti nem vi nada, apaguei, só sei que passei mal e vomitei no médico porque minha mãe me contou. Hoje, não sinto mais dores no estômago, coisa que antes era frequente e eu ficava pra morrer. Ah, e lembrando: NÃO TOMEM ESSE REMÉDIO SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA, POIS ELE É MUITO FORTE E PRECISA SER INGERIDO A PARTIR DE UMA INDICAÇÃO MÉDICA, OK? Se tiverem qualquer dúvida, é só deixar nos comentários. Responderei com o maior prazer. Beijão!

Comments


TAGS

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO

© 2023 by Lovely Little Things. Proudly created with Wix.com

bottom of page