Dieta líquida pós Bariátrica
- Bianca Silva
- 10 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

Olá, pessoal!
Muita gente me pergunta sobre as dietas do pós cirúrgico, principalmente sobre a famosa dieta líquida que deixa todos apreensivos, rsrs. Aqui no blog você irá encontrar post sobre todas as dietas: líquida, pastosa e branda (basta clicar em cada e conferir o post sobre elas).
Bom, mas vamos focar na dieta líquida?! Eu dei início a dieta líquida 3 dias antes da bariátrica. Ou seja, três dias que antecederam a cirurgia (contando com o dia da mesma), eu só tomava líquidos, como água, caldo de legumes/frango, suco e um suplemento da Nestle.

Esse suplemento é um alimento para situações metabólicas especiais para nutrição enteral ou oral, formulado com arginina, nucleotídeos e ácidos graxos ômega-3. Eu tomava uma vez por dia e confesso que no começo sofri pra tomar, não é meu gosto favorito, então tomava com a mão no nariz.
Estar numa dieta líquida, antes da cirurgia, é bem complicado porque seu estômago ainda está do tamanho normal, ou seja, você ainda sente muita fome. No segundo dia da dieta, que foi quando eu comecei a "pirar" de fome, esse suplemento descia tranquilamente, sem mão no nariz nem nada do tipo.
No dia da cirurgia, eu só podia me alimentar até meio dia, ou seja, só tomei líquidos até esse horário, inclusive água, já que minha cirurgia foi às 16h. Nesse dia eu não senti fome nenhuma, a ansiedade e felicidade eram maiores do que qualquer vontade de comer.
Após a cirurgia
Minha cirurgia terminou por volta das 19h00 (eu acho) e fui direto pra UTI, ficar sob observação, claro. No outro dia, às 6h da manhã, me transferiram pro quarto e só então eu dei início a dieta líquida pós cirúrgica.

Ignorem meu estado de acabada, mas é que não tem como sair de uma cirurgia com cara de plena, né? Nessa foto vocês já conseguem ver meu fiel amigo durante 14 dias, os famosos copinhos de 50ml.

No hospital, levaram leite, água, água de coco, chã, suco sem açúcar e caldo de feijão. Só tomei água, água de coco (apulso), leite e suco. Eu tinha que tomar 15ml a cada 15 minutos, bem devagar, como se fosse um passarinho se alimentando mesmo. Às vezes eu não aguentava os 15ml, às vezes não aguentava tomar de 15 em 15 minutos. Aos poucos eu fui me acostumando com aquela rotina.
Após dois dias e meio no hospital, eu fui para casa e levei uma pasta com todas as orientações nutricionais. Foram elas:
Roteiro de alimentação
3º ao 6º dia: Água, suco de fruta coado (da fruta), caldo de carne com legumes coados, sucos mistos (composto por uma fruta e uma verdura) e gelatina diet.
* Dessas opções, eu só tomei água, suco e gelatina diet. Os caldos salgados não desciam de jeito nenhum.
7º ao 15º dia: Leite desnatado ou de soja, podendo acrescentar gotas de café, frutas liquidificadas com leite desnatado ou leite de soja, leite fermentado yakult ou chamyto.
* Dessas opções, eu só tomei chamyto e continuei com água, gelatina diet e suco.
Além dessas opções, eu também tinha que ingerir os suplementos. Foram eles:
Módulo de carboidrato (maltrodextrina) SEM SABOR - 01 colher de sopa rasa para cada 180ml de líquidos como suco de fruta, leite desnatado ou de soja, durante os 15 dias de dieta líquida.
Suplementos Protéicos, nas marcas Caseical, Resource Protein, Whey protein isolate ou albumina em pó, sem sabor - 01 colher de chá para cada 180ml em todos os horários de todos os líquidos, durante os 15 dias de dieta líquida.
Simbioflora ou Simfort - Diluir 01 envelope em 100 ml de água, tomar 50 ml por vez, pela manhã e noite, durante 05 dias.
Centrun, Barivit ou Clusivol, uma vez por dia.

Esses últimos que eu citei são os famosos suplementos que a gente toda todos os dias, durante o resto de nossas vidas. Eu optei pelo barivit, por ele ser mastigável, já que eu tenho problemas para engolir comprimidos/cápsulas e, também, por ele ser mais barato que as demais opções.
Após 15 dias nesse processo, eu voltei para minha nutricionista e ela trocou a dieta. Confesso que foi o período mais difícil da pós bariátrica. Não porque eu sentia fome, mas porque não mastigar comida fazia uma falta danada. Então se você vai fazer a bariátrica, saiba que os primeiros dias não são fáceis, mas passa e depois melhora. Todo esforço vale a pena, pois nesses primeiros 15 dias eu perdi 10 quilos, então eu faria tudo novamente.
コメント